sexta-feira, 7 de junho de 2013

HUMOR

O tempo de voo

  Um matemático está voando de São Paulo para Miami num avião da AeroAlém. Todos esperam que a viagem dure umas 9 horas.                          Logo depois de decolar, o piloto anuncia aos passageiros: precisou desligar uma das turbinas por causa de falhas mecânicas.
 - Não se preocupem - diz o piloto. - O único efeito notável dessa providência será que nosso tempo total de voo ficará maior, e será de dez horas 
 Umas poucas horas depois, o piloto assume os alto-falantes de novo, para dizer que, por problemas mecânicos, foi obrigado a desligar mais uma turbina.
  - De novo, não se preocupem - diz o piloto. - Vocês terão mais tempo para ler, ouvir música, ver filmes... O nosso tempo total de voo foi recalculado para 12 horas.
 Algum tempo depois, tudo de novo: o piloto desliga a terceira turbina e assume os alto-falantes para acalmar os passageiros.
 - Este avião funciona perfeitamente bem com apenas uma turbina. O único contratempo é que a duração total do nosso voo não deve se estender por mais que 16 horas.
 O matemático não resiste e puxa conversa com os passageiros à sua volta: 
- Se a última turbina falhar, ficaremos no ar por 24 horas seguidas!

Fonte: Revista Cálculo, Edição 25 - Ano 3 - 2013

2 comentários:

  1. Olá Giani, gostei de sua participação e do humor matemático que você postou!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esse texto.Copiei e salvei para utilizá-lo em sala de aula.

    ResponderExcluir